Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 8º MÁX 15º

Reduza o risco de cancro com estes pequenos gestos

Há pequenos gestos diáros que o podem ajudar a dizer prevenir o cancro.

Reduza o risco de cancro com estes pequenos gestos
Notícias ao Minuto

13:10 - 06/05/15 por Notícias Ao Minuto

Mundo Saúde

Metade de nós receberá, a um certo ponto da sua vida, a triste notícia de que temos cancro, escreve o Daily Mail. Embora por um lado isso seja consequência de vivermos, atualmente, mais anos do que no passado, os nossos hábitos e atitudes, como fumar e ter uma má alimentação, também têm influência neste diagnóstico.

Apesar das evidências, há pequenos passos que podem ser preponderantes para evitar ou pelo menos reduzir o risco de contrair a doença. Um guia composto pela Fundação Mundial de Investigação do Cancro estabeleceu uma lista de hábitos que realizados todos os dias podem de forma dramática afastar-nos do cancro.

O Daily Mail compilou algumas dessas dicas, que lhe fazemos agora chegar.

1. Limpar a casa: ser regularmente ativo é meio caminho andado para expulsar o risco da sua vida porque o exercício mantém os níveis hormonais saudáveis. Seja correr, nadar ou simplesmente dedicar-se a atividades domésticas. O que importa é que se mexa.

2. Coma cenouras. Não faz mal nenhum petiscar, mas tem de escolher os alimentos certos. Comer apenas mais 100 calorias por dia do que aquilo de que precisa pode levar a um aumento de peso de cinco quilogramas ao fim de um ano. E a obesidade está ligada a dez tipos de cancro, incluindo o da mama e do intestino.

3. Vire costas ao pão branco. Elimine o pão branco, o arroz e a massa e troque-os por tudo o que seja integral, pois tem mais fibra e deixa-o mais satisfeito, diminuindo o risco de obesidade relacionado com o cancro.

4. Troque o sal por especiarias. Comer muito sal aumenta a pressão sanguínea e aumenta o risco do cancro no estômago. Corte no sal e substitua-o por outras especiarias, como pimenta ou sal, para dar sabor ao seu prato.

5. Seja vegetariano uma vez por semana. Há provas de que comer muita carne vermelha aumenta o risco de cancro no intestino, bem como carnes processadas como bacon ou fiambre. Uma forma de reduzir estes maus nutrientes é esforçando-se por, pelo menos uma vez por semana, não comer nenhuma destas carnes. Funciona como uma espécie de desintoxicação.

6. Fique de pé sempre que estiver ao telefone. Apenas 30 minutos de exercício por dia podem ajudá-lo a diminuir o risco de cancro porque este aumenta a força do sistema imunitário e mantém o sistema digestivo saudável. Pequenos gestos, como estar em pé enquanto fala ao telefone, subir e descer escadas ou estacionar o carro um pouco mais longe do seu destino, podem fazer a diferença.

7. Troque a TV por uma caminhada. O tempo passado a ver televisão, a ler ou em frente ao computador só contribuem para a doença. Depois de jantar, troque a televisão por uma caminhada. Ao fazê-lo já está a contribuir para dois dos pontos anteriores: fazer exercício.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório