Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 24º

Está tudo por decidir no Reino Unido

Reino Unido está em risco de eleger o primeiro governo minoritário dos últimos 41 anos. David Cameron e Ed Miliband estão obrigados a negociar com pequenos partidos para garantir vitória.

Está tudo por decidir no Reino Unido
Notícias ao Minuto

10:18 - 06/05/15 por Notícias Ao Minuto

Mundo Eleições

O Reino Unido está prestes a escolher m primeiro-ministro para os próximos cinco anos. A decisão vai ser tomada amanhã, mas apenas um dia antes da abertura das urnas, a incerteza é total.

A vaga de apoio aos partidos tradicionalmente mais pequenos que se tem verificado na Europa deverá chegar às ilhas britânicas, o que torna impossível prever um vencedor. Segunso o Negócios, as últimas sondagens apontam para um empate técnico entre os conservadores do atual líder David Cameron e os trabalhistas de Ed Mliband.

O certo é que a divisão de votos obriga os principais partidos a criar coligações com as forças políticas menos representativas, de forma a evitar a formação do primeiro governo minoritário desde 1974. Na altura, o executivo liderado por Harold Wilson durou apenas três meses, algo que não poderá acontecer novamente devido à atual obrigação legal de cumprir os cinco anos de mandato.

Em cima da mesa estão acordo entre partidos de esquerda e direita e até uma união entre trabalhistas e conservadores, o que significaria uma maioria absoluta controlada pelas duas principais forças do Parlamento britânico.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório