Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Rei da Tailândia faz rara aparição pública

O rei da Tailândia, Bhumibol Adulyadej, fez hoje uma rara aparição pública, ao deixar o hospital onde estava internado há vários meses.

Rei da Tailândia faz rara aparição pública
Notícias ao Minuto

06:25 - 05/05/15 por Lusa

Mundo Banguecoque

O monarca, de 87 anos, que se encontra numa cadeira de rodas, deixou o Hospital Siriraj, na capital, Banguecoque, com destino ao Grande Palácio, sob forte escolta.

A aparição pública do mais antigo monarca em exercício no mundo, considerado como um semideus pelo povo tailandês, era esperada em dezembro última, por ocasião do seu aniversário, altura em que tradicionalmente se dirige ao país. Contudo, o ato foi cancelado à última hora por recomendação médica.

O regresso à residência da dinastia Chakri tem lugar no Dia da Coroação, feriado público na Tailândia, que assinala a coroação oficial, em 1950, de Bhumibol, três anos depois do início do seu reinado na sequência da morte do seu irmão.

A questão da sucessão do trono é um assunto muito sensível na Tailândia e o palácio permanece em silêncio sobre o assunto.

A família real tailandesa não tem qualquer papel político oficial, mas exerce uma forte autoridade moral, sendo protegida por uma das leis lesa-majestade mais severas do mundo.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório