Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Chefe do executivo de Macau lamenta morte de Lu Ping

O chefe do executivo macaense, Chui Sai On, apresentou hoje condolências pela morte de Lu Ping, antigo diretor do Gabinete para os Assuntos de Macau e Hong Kong do Conselho do Estado, destacando-o com um "velho amigo" da região.

Chefe do executivo de Macau lamenta morte de Lu Ping
Notícias ao Minuto

18:53 - 04/05/15 por Lusa

Mundo Chui Sai On

"Recebi a notícia do falecimento do senhor Lu Ping com profunda consternação. Em nome do Governo de Macau, e em meu próprio, apresento meus sinceros pêsames e sentimentos de grande pesar", refere Chui Sai On na carta de condolências citada em comunicado.

Chui Sai On recordou os vários cargos ocupados por Lu Ping, falecido no domingo aos 87 anos, segundo notícias avançadas pela imprensa de Hong Kong.

"Na condição de ex-diretor do Gabinete para Assuntos de Macau e Hong Kong do Conselho de Estado, de secretário-geral da Comissão de Redação da Lei Básica de Hong Kong, de vice-presidente do Comité Preparatório para a Região Administrativa Especial de Hong Kong, e de secretário-geral da Comissão de Redação da Lei Básica de Macau, o senhor Lu Ping foi um importante promotor e praticante da grande política de 'Um país, dois sistemas'", acrescenta.

O chefe do Executivo de Macau destacou a dedicação "de corpo e alma" de Lu PIng com vista "ao sucesso na elaboração da Lei Básica de Macau e no retorno de Macau" à China, observando que após a fundação da Região Administrativa Especial de Macau, o dirigente chinês "continuou a apoiar o desenvolvimento" do território.

"Em anos recentes, durante as visitas que prestou a Macau, concedeu o seu reconhecimento e estímulo ao nosso desenvolvimento. Enquanto velho amigo dos cidadãos de Macau, a contribuição e conduta do senhor Lu Ping continuarão eternamente dignos de nossa memória e saudade", concluiu.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório