Mais de 40 mil angolanos afetados pela seca procuram alimentos

Mais de 40 mil angolanos estão a necessitar de ajuda alimentar e de água, no município do Curoca, província do Cunene, devido à seca, sendo para muitos a alternativa o recurso à vizinha República da Namíbia.

PORTUGAL SECA EM PORTUGAL

© Lusa

Lusa
04/05/2015 18:43 ‧ 04/05/2015 por Lusa

Mundo

Namíbia

O problema, que afeta 41.750 pessoas, foi confirmado pelo administrador municipal do Curoca, Francisco Ngoloimue, que considerou "crítica" a situação, que se regista há quatro anos consecutivos naquela região.

O responsável sublinhou que a falta de água afeta, além das pessoas, o gado, estando neste momento o abastecimento de água a ser feito nas áreas de fácil acesso, através de cisternas e nas de difícil acessibilidade por meio de furos subterrâneos.

Francisco Ngoloimue, citado hoje pela agência noticiosa angolana, Angop, frisou ainda que devido a situação um grande número de afetados está a procurar na Namíbia bens alimentares e escolas para as crianças.

Segundo o administrador, existem na região 48 furos de água, mas apenas 38 estão em funcionamento devido a falta de peças de reposição.

Acrescentou que muitas famílias têm sobrevivido estes anos de apoio governamental, de igrejas e de organizações não-governamentais, com a distribuição de bens alimentares às comunidades.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas