Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
22º
MIN 12º MÁX 24º

Brasileira que não sente dor, adormece durante parto

A doença de Marisa de Toledo afeta apenas 50 pessoas em todo o mundo.

Brasileira que não sente dor, adormece durante parto
Notícias ao Minuto

18:02 - 04/05/15 por Notícias Ao Minuto

Mundo Doença

Marisa de Toledo padece de uma das doenças mais rara no mundo. Chama-se 'Insensibilidade Congénita à Dor' e carateriza-se por isso mesmo, falta de dor… seja qual for a situação.

A história desta brasileira de apenas 27 anos está a correr o mundo devido a um dos episódios mais caricatos que a doença lhe causou. Segundo o site G1, a ausência de dor é tal que Marisa não precisou de ser anestesiada para dar à luz por cesariana o primeiro filho e adormeceu durante o parto do terceiro.

Mas esta doença pode levar a situações bem mais complicadas. Com as mãos cobertas de cicatrizes e de bolhas, esta jovem já teve que amputar um dedo do pé e não tem paladar, tamanhas foram as vezes em que queimou a língua sem sentir.

Entre cortes nas costas, encontrões com a cabeça, tornozelo partido – tudo sem que sentisse dor –esta doença causou a Marisa a ausência de sentido de perigo.

“O meu cérebro não manda os sinais, é o que o médico falou. Uma vez, eles até fizeram um exame e tiraram um nervo da perna para ver o que era. Sinto quando está quente lá fora. Mas não sinto, o fogo e água quente no chuveiro", explicou.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório