Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 24º

Um morto e 15 feridos em atentado bombista em Cabul

Pelo menos uma pessoa morreu e 15 outras ficaram feridas hoje em Cabul na sequência de um atentado bombista suicida perpetrado contra um autocarro, informaram as autoridades afegãs.

Um morto e 15 feridos em atentado bombista em Cabul
Notícias ao Minuto

09:36 - 04/05/15 por Lusa

Mundo Afeganistão

Um homem com um colete armadilhado fez-se explodir junto a um autocarro que transportava funcionários do gabinete do procurador-geral para o trabalho, na baixa da capital do Afeganistão.

O Ministério do Interior afegão "condenou veementemente" o ataque, confirmando que um civil morreu e 15 outros ficaram feridos.

"Estes ataques (...) demonstram um elevado nível de atrocidade por parte dos terroristas contra civis inocentes e indefesos", refere fonte do ministério em comunicado.

O atentando surge depois de, domingo passado, uma delegação afegã, composta por 20 membros, ter efetuado dois dias de "discussões abertas" com os representantes dos talibãs no Qatar, no mais recente esforço para colocar um ponto final no conflito afegão.

A autoria do atentado foi reivindicada pelos talibãs, através da sua conta na rede social Twitter, que afirmaram que 40 pessoas morreram ou ficaram feridas.

Os talibãs iniciaram a "ofensiva da primavera" com ataques em todo o Afeganistão no passado dia 24 de abril, numa altura em que as forças da NATO estão a retirar da linha da frente.

A NATO anunciou, em dezembro passado, o fim da sua missão de combate no Afeganistão (ISAF), substituída desde janeiro pela operação Apoio Decidido, com cerca de 4.000 soldados envolvidos em missões de assistência e recrutamento dos corpos de segurança afegãos.

Em paralelo, os Estados Unidos prosseguem a sua "missão antiterrorista" no país islâmico, com 9.800 soldados, devendo prolongar a sua presença para além de 2015.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório