Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 18º

Dez mil moldavos protestam por "desaparecimento" de dinheiro

Cerca de 10.000 pessoas saíram hoje para as ruas de Chisinau, capital da Moldávia, para protestarem contra o alegado desaparecimento de 900 milhões de euros das contas de três entidades bancárias.

Dez mil moldavos protestam por "desaparecimento" de dinheiro
Notícias ao Minuto

22:00 - 03/05/15 por Lusa

Mundo Bancos

Em abril, o Banco Central da Moldávia descobriu que três bancos fizeram empréstimos no total de 900 milhões de euros, o que representa 15% da produção de riqueza (Produto Interno Bruto) daquele país da ex-União Soviética, com 3,5 milhões de habitantes.

Os beneficiários daqueles empréstimos não foram ainda identificados, pelo que o dinheiro foi dado como "desaparecido", rebentando um escândalo nacional que levou a população a protestar nas ruas e que coloca a Moldávia em cheque nas suas ambições de se tornar membro da União Europeia.

Na investigação já iniciada, duas pessoas foram detidas - mas cuja identidade não foi revelada - e outras terão visto as suas contas congeladas.

Em causa estão os bancos Banca de Economii, Banca Sociala e Unibank, um terço das entidades bancárias existentes na Moldávia.

De acordo com um relatório parlamentar, divulgado pela imprensa, acredita-se que parte do dinheiro em causa foi parar a bancos russos.

No protesto de hoje, os moldavos entoaram frases contra a corrupção e pediram a demissão de várias figuras da justiça, nomeadamente da Procuradoria-Geral e do Supremo Tribunal, e dos políticos envolvidos no escândalo.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório