Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

ONU vai dar alimentos a 1,4 milhões de pessoas afetadas pelo sismo

A ONU vai fornecer assistência alimentar a 1,4 milhões de pessoas afetadas pelo terramoto no Nepal, anunciaram hoje as principais agências da organização numa conferência de imprensa.

ONU vai dar alimentos a 1,4 milhões de pessoas afetadas pelo sismo
Notícias ao Minuto

12:31 - 28/04/15 por Lusa

Mundo Nepal

"O Programa Alimentar Mundial (PAM) prevê fornecer assistência humanitária nos próximos três meses a 1,4 milhões de pessoas que têm grande necessidade de alimentos. Será uma operação em massa", disse a porta-voz do organismo, Elizabeth Byrs, adiantando tratar-se de uma operação muito difícil devido à topografia montanhosa do país.

Segundo o porta-voz do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), Christophe Boulierac, as primeiras avaliações indicam que "1,3 milhões de crianças precisam de ajuda humanitária urgente".

Muitos deles encontram-se em aldeias rurais, onde "ainda não foi feito um balanço exato dos danos".

Dos 30 milhões de habitantes do Nepal, 40% são menores, sendo preocupação imediata da UNICEF o risco de propagação de doenças relacionadas com a falta de água potável.

Preocupante é ainda o facto de estar próximo o início da temporada de monções, em maio, que aumentará a dificuldade das operações de socorro.

O sismo registado no sábado no Nepal devastou o país e causou mais de 4.300 mortos, calculando a ONU que afetou oito milhões de pessoas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório