Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 19º

Berlim fechou os olhos à espionagem de firmas europeias pelos EUA

O diário alemão Bild noticiou hoje que a chancelaria alemã estava informada, desde 2008, da espionagem norte-americana a empresas europeias como a "Airbus", mas não reagiu.

Berlim fechou os olhos à espionagem de firmas europeias pelos EUA
Notícias ao Minuto

12:50 - 27/04/15 por Lusa

Mundo NSA

De acordo com o jornal alemão, a Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos (NSA, sigla em inglês) tentou espiar sociedades europeias através da estação de escutas dos serviços secretos alemães (BND, sigla em alemão) em Bad Aibling, na Baviera (sul).

O Bild afirmou ter consultado dois documentos enviados pelo BND ao governo alemão em 2008 e 2010, nos quais informava das práticas de espionagem da NSA.

Estes documentos referiam tentativas de espionagem da NSA desde 2005, visando correio eletrónico e números de telefone do grupo "EADS" (posteriormente "Airbus") e "Eurocopter" (atualmente "Airbus Helicopters").

"Soubemos durante anos na chancelaria que a NSA tentou espiar firmas alemãs. É improvável e totalmente inabitual que o chefe dos serviços da chancelaria não fosse informado de tais práticas", disse ao Bild um membro da comissão de inquérito parlamentar alemã encarregada de esclarecer as práticas da NSA.

O cargo de chefe da chancelaria, responsável nomeadamente pela supervisão dos serviços de informações, era ocupado em 2008 por Thomas de Maizière, um conservador próximo da chanceler Angela Merkel e atual ministro do Interior.

De acordo com o Bild, que cita uma fonte da comissão de inquérito parlamentar, os alemães terão fechado os olhos para não comprometer a cooperação com a NSA, essencial sobretudo na luta contra o terrorismo. "Na altura, dissemos: 'precisamos de informações dos americanos, é assim, não podemos pôr em perigo a colaboração'", afirmou a fonte citada pelo jornal

Na edição de quinta-feira, o semanário Spiegel disse que a NSA tinha espiado sociedades europeias durante anos com a ajuda dos serviços secretos alemães. Na edição eletrónica, a revista indicou que a NSA tinha fornecido ao BND os correios eletrónicos e números de telemóveis, espiados pelos alemães para os norte-americanos.

Este caso vem contrariar a postura habitual do governo alemão, que sempre se apresentou como vítima da espionagem de Washington.

No verão de 2013, a opinião pública alemã foi surpreendida pelas informações divulgadas por Edward Snowden, antigo consultor da NSA, segundo as quais a agência tinha criado e usado um vasto sistema de escutas telefónicas e comunicações eletrónicas na Alemanha, incluindo o telefone de Merkel, durante vários anos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório