Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 21º

Ex-presidente Alberto Fujimori transferido da prisão para clínica

O ex-presidente peruano Alberto Fujimori foi transferido da prisão, onde cumpre uma pena de 25 anos, para uma clínica com um quadro de parestesia (formigueiro e adormecimento) nas pernas, disse hoje o seu médico à agência Efe.

Ex-presidente Alberto Fujimori transferido da prisão para clínica
Notícias ao Minuto

21:49 - 26/04/15 por Lusa

Mundo Peru

Alejandro Aguinaga indicou que o Instituto Nacional Penitenciário (Inpe) decidiu retirar Fujimori por volta da meia-noite, após constatar que o ex-presidente do Peru sofria de "uma perda de força nas suas pernas, sobretudo no membro inferior esquerdo, acompanhada de uma "sensação de adormecimento".

Fujimori, de 76 anos, foi internado na clínica La Luz, para ser submetido a uma ressonância magnética, devendo ser posteriormente examinado por um neurologista.

O seu estado "estabilizou, mas ainda se encontra muito em baixo", disse.

Segundo Aguinaga, o ex-presidente peruano iria em princípio passar a noite na clínica, à espera dos resultados dos exames, os quais oferecerão um diagnóstico mais detalhado na manhã deste domingo.

O diretor da clínica La Luz, Ronald Rodríguez, disse aos 'media' locais que Fujimori chegou à unidade hospitalar com "sintomas de uma descompensação do seu quadro de pressão arterial".

Fujimori, que foi operado várias vezes à língua, devido a uma lesão pré-cancerosa recorrente, conhecida como leucoplasia, deu entrada, na mesma clínica com outros problemas de saúde, incluindo uma isquemia que lhe afetou a mobilidade do braço esquerdo.

O ex-governante (1990-2000) cumpre uma pena de 25 anos de prisão por crimes contra a humanidade, tendo também sido condenado a várias penas menores por crimes de corrupção.

Em junho de 2013, o presidente peruano, Ollanta Humala, negou a Fujimori o pedido de indulto depois de uma junta médica ter concluído que o antigo chefe de Estado não sofre de doença terminal, séria degenerativa e incurável nem de uma grave desordem mental.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório