Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 16º MÁX 26º

EUA condenam candidatura do Presidente do Burundi a terceiro mandato

Os Estados Unidos da América (EUA) condenaram hoje a recandidatura do Presidente do Burundi, Pierre Nkurunziza, a um terceiro mandato, avisando que aquele país centro-africano "está a perder uma oportunidade histórica de reforçar a democracia".

EUA condenam candidatura do Presidente do Burundi a terceiro mandato
Notícias ao Minuto

06:32 - 26/04/15 por Lusa

Mundo Pierre Nkurunziza

"Lamentamos esta oportunidade perdida, mas o trabalho árduo na construção de práticas e instituições democráticas deve continuar", disse hoje a porta-voz do Departamento de Estado norte-americano, Marie Harf.

O Presidente do Burundi apresentou hoje a sua candidatura para um terceiro mandato, apesar dos protestos em relação a uma decisão que a oposição considera ser inconstitucional.

Figuras da oposição alertaram que o esforço do presidente Pierre Nkurunziza para se agarrar ao poder pode fazer com que a violência regresse àquela nação centro-africana, onde a guerra civil só terminou em 2006.

A oposição convocou manifestações "pacíficas" para domingo, para combater o que qualifica de "golpe de Estado" e tentando forçar Pierre Nkurunziza a renunciar à candidatura.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório