Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Governo brasileiro tenta evitar execução de cidadão condenado

O governo brasileiro prossegue os seus esforços diplomáticos para tentar evitar a execução do brasileiro Rodrigo Muxfeldt Gularte, condenado à morte por tráfico de droga, embora as autoridades indonésias já tenham confirmado que ele será fuzilado nos próximos dias.

Governo brasileiro tenta evitar execução de cidadão condenado
Notícias ao Minuto

20:39 - 25/04/15 por Lusa

Mundo Tráfico de droga

O ministro dos Negócios Estrangeiros brasileiro Mauro Vieira precisou hoje no site G1 de Globo que o governo brasileiro prossegue os contactos regulares ao "alto nível" com Jacarta, para tentar convencer a Indonésia a suspender a execução por razões humanitárias, uma vez que Gulart sofre de esquizofrenia.

A família deste brasileiro de 42 anos, originário do Paraná (sul do Brasil), apresentou às autoridades indonésias vários relatórios de médicos, atestando que ele é esquizofrénico.

Gularte foi preso em julho de 2004 após entrar na Indonésia com seis quilos de cocaína dentro de pranchas de surf, tendo sido condenado á morte em 2005.

O ministro dos Negócios Estrangeiros declarou igualmente hoje à G1 que os diplomatas brasileiros em Jacarta continuam a prestar uma assistência consular "tanto quanto é possível" para defender os seus interesses, mas respeitando a soberania do país asiático e reconhecendo a gravidade do delito que ele cometeu.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório