Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 18º

Sismo provoca avalanche no Everest. Há vários mortos

Um sismo de magnitude 7.9 afetou zonas no Nepal e na Índia. Nos Himalaias, vários montanhistas terão morrido e 40 pessoas ficaram feridas.

Sismo provoca avalanche no Everest. Há vários mortos
Notícias ao Minuto

11:11 - 25/04/15 por Notícias Ao Minuto com Lusa

Mundo Nepal

Vários montanhistas morreram, não havendo ainda um balanço oficial, e outras 40 pessoas ficaram feridas na região do monte Everest, nos Himalaias, devido a avalanches provocadas nas montanhas pelo terramoto de magnitude 7,9 na escala de Richter que atingiu hoje o Nepal.

Foi este o relato de Javier Camacho Giménez, um montanhista e fotógrafo que, junto com o outro espanhol Ricardo Fernandéz, encontram-se no campo base para tentar subir a montanha Lhotse (próximo ao Everest), na região da cordilheira dos Himalaias, sem sherpas (guias) e sem a ajuda de garrafas de oxigénio.

O sismo surpreendeu o campo base e provocou uma avalanche no pico Pumori (próximo do Everest), que soterrou alguns acampamentos, especialmente os que integravam os montanhistas chineses e japoneses.

Os dois espanhóis, que estão a ajudar nas operações de salvamento, disseram que está o "caos" no campo base, com a movimentação de helicópteros e a instalação de um hospital de campanha para socorrer os feridos.

Daniel Mazur, um campista no local, revelou à Sky Newsque o acampamento em causa foi "severamente afetado".

Fonte governamental nepalesa aponta para um balanço de pelo menos 114 mortos, mas o número já subiu entretanto para os 449, segundo informações da polícia local. Haverá ainda várias pessoas em escombros de edifícios em diversos pontos do país.

O sismo de magnitude 7.9 na escala de Richter ocorreu hoje no Nepal, tendo sido sentido também em países vizinhos, como a Índia, segundo o Instituto de Geofísica Norte-Americano (USGS, sigla em inglês).

O terramoto ocorreu às 06:11 horas GMT (07:11 horas em Lisboa) a 81 quilómetros a noroeste de Catmandu, onde danos materiais foram registados pelos meios de comunicação, segundo a imprensa local.

[Notícia atualizada às 12h]

Recomendados para si

;
Campo obrigatório