Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Sismo de magnitude 7.9 atinge Nepal e Índia

Um forte sismo de magnitude 7.9 na escala de Richter ocorreu hoje no Nepal, tendo sido sentido também em algumas regiões da Índia, segundo o Instituto de Geofísica Norte-Americano (USGS, sigla em inglês).

Sismo de magnitude 7.9 atinge Nepal e Índia
Notícias ao Minuto

09:32 - 25/04/15 por Lusa

Mundo Terramoto

O terramoto ocorreu às 06:11 horas GMT (07:11 horas em Lisboa) a 81 quilómetros a noroeste de Katmandu, onde danos materiais foram registados pelos meios de comunicação, segundo a imprensa local.

"As paredes das casas estão a desabar à minha volta, sobre as estradas. Todas as famílias estão fora de suas casas, nos seus quintais. Os tremores estão ainda a acontecer", disse um repórter da agência AFP em Katmandu.

Inicialmente, surgiu a informação de que a magnitude seria de 7.5 na escala de Richter, mas foi posteriormente ajustada para 7.9, com uma profundidade de 15 quilómetros, segundo o USGS.

O terramoto aconteceu a 68 quilómetros a leste da cidade turística de Pokhara.

Os meios de comunicação referiram que o sismo durou entre 30 segundos e dois minutos, tendo sido sentido também em várias localidades da Índia, incluindo a cidade de Nova Deli.

"Estamos no processo de procurar mais informações e a trabalhar para alcançar os mais afetados, nos dois lados da fronteira", disse o primeiro-ministro indiano, Narendra Modi.

O edifício da AFP em Deli foi evacuado duas vezes após o terramoto, disse um dos correspondentes da agência francesa.

Um terramoto de magnitude 6.9 na escala de Richter atingiu o nordeste da Índia em 2011, afetando também o Nepal e matando 110 pessoas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório