Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

Mãe inicia alerta histórico com vídeo feito em casa

Uma mãe espanhola, Carolina Marín, não concorda que a sua filha, que sofre de autismo, tenha de estudar à parte das outras crianças e decidiu fazer um vídeo em casa. Talvez tenha iniciado a mais importante campanha de sensibilização para o autismo feita em Espanha.

Notícias ao Minuto

18:21 - 24/04/15 por Notícias ao Minuto

Mundo Autismo

No passado dia 2 de abril, tratando-se do Dia Internacional da Consciencialização do Autismo, Carolina Marín decidiu tornar pública a sua luta para conseguir com que a sua filha, que sofre desse transtorno, possa ter aulas juntamente com as outras crianças na escola, adianta o El Mundo.

Acrescente-se que Carolina tem duas filhas gémeas, Carla e Daniela, ambas com cinco anos de idade, mas enquanto Daniela frequenta o ensino dito normal, Carla tem aulas de apoio para crianças com esta necessidade especial.

A mãe de 32 anos fez um vídeo, que partilhou pelo Whatsapp, onde falava da sua experiência com a doença de Carla e onde pedia para que as pessoas apoiassem a sua causa, dizendo apenas “eu assino por baixo” (‘yo lo he firmado’).

A campanha, feita através do site change.org, pretende pedir às instituições que garantam sempre os recursos humanos e materiais necessários para que as crianças com autismo “possam integrar-se com o resto do sistema educativo geral, que é o que recomendam os especialistas”.

Três dias depois de colocado o vídeo online, Carolina já contava com 250 vídeos de apoio, sendo muitos dos protagonistas celebridades espanholas.

Em apenas um mês, estas ‘selfies’ em vídeo de apoio a crianças autistas são mais de 900 e mais de 90 mil pessoas apoiaram a iniciativa, que acabou por se converter num fenómeno viral em Espanha.

Refere o El Mundo que se trata, provavelmente, da mais importante campanha de sensibilização para o autismo feita em Espanha até agora. E partiu de uma mãe anónima, de forma espontânea.

Acima pode ver um excerto do vídeo feito por Carolina, acompanhado por vários vídeos de apoio, aglomerados pelo El Mundo.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório