Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Família de Michael Brown processa cidade de Ferguson

A família do jovem negro morto pela polícia no verão passado em Ferguson (Missouri, EUA) informou, esta quarta-feira, que vai processar formalmente a cidade.

Família de Michael Brown processa cidade de Ferguson
Notícias ao Minuto

06:15 - 23/04/15 por Lusa

Mundo Estados Unidos

Em comunicado, a família anunciou um "processo civil contra a cidade de Ferguson no âmbito da morte por negligência de Michael Brown", devendo a ação ser interposta junto do tribunal do condado de St Louis na manhã de quinta-feira.

A 09 de agosto, Michael Brown, de 18 anos, foi abatido a tiro pelo polícia Darren Wilson, quando se encontrava desarmado, num caso que desencadeou massivos protestos e reabriu dois debates chave nos Estados Unidos: a discriminação racial e a violência policial.

Em novembro último, um grande júri concluiu não existirem provas suficientes para imputar o agente que matou Brown que, no final do mesmo mês, anunciou a sua renúncia ao cargo.

Além disso, o caso desencadeou uma série de demissões em cadeia por parte de dirigentes da cidade, incluindo a do chefe da polícia, o administrador de Ferguson e a do juiz municipal.

Um relatório do Departamento de Justiça norte-americano sobre o caso questiona as práticas tanto da polícia como das autoridades e órgãos judiciais de Ferguson.

No documento, divulgado em março, a polícia é acusada de violar sistematicamente os direitos civis da população negra, com detenções sem motivo aparente e uso excessivo da força sobretudo contra essa comunidade.

A investigação federal revelou que nos últimos dois anos os cidadãos afroamericanos de Ferguson, que representam 67% da população, foram alvo de 85% das detenções por tráfico, que em 93% das detenções e em 88% dos casos a polícia recorre ao uso da força.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório