Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 15º MÁX 21º

Usa bem a máquina de lavar a loiça?

Encher muito a máquina ou esfregar a loiça demasiado são alguns dos erros comuns que talvez esteja a cometer.

Usa bem a máquina de lavar a loiça?
Notícias ao Minuto

21:02 - 22/04/15 por Vânia Marinho

Mundo Dicas

Pratos sujos precisam de água quente, cerca de 140 graus (demasiado quente para as suas mãos), para ficar desinfetada. A maioria das máquinas também gasta menos água do que a que usa quando lava a loiça à mão. Por isso, se tem uma máquina de lavar loiça, use-a e fique a saber o que deve e não deve fazer quando a põe a lavar.

Esfregar demasiado: Tirar pedaços de sujidade ressequida, tudo bem. Mas esfregar até tirar toda a sujidade da loiça vai acabar por estragá-la. O detergente precisa de ir para algum lado, assim, as enzimas do produto acabam por ficar na máquina e podem estragar-lhe a loiça.

Usar o detergente errado: Sabia que o detergente líquido da máquina de lavar loiça pode entupir partes da sua máquina e os canos? Para melhores resultados use detergente em pó e não use em demasia.

Facas, raladores e descascadores: Muitas lavagens na máquina da loiça e podem estragar o gume. Para evitar que deixem de estar afiados, lave estes utensílios à mão.

Encher demasiado: Normalmente isto resulta numa segunda lavagem porque a loiça vai ficar mal lavada na primeira tentativa. Use o espaço disponível para obter melhores resultados.

Meio-cheia: Ligar a máquina quando só está meio-cheia gasta mais água e põe os seus pratos em risco de se quebrarem porque há demasiado espaço e podem acabar por voar com a força da água.

O sítio certo: Não deve colocar na parte de baixo da sua máquina copos, chávenas ou tupperwares. Aqui devem ficar os pratos, panelas, jarros e taças largas.

Coisas que não podem ser lavadas na máquina: Utensílios de madeira podem rachar ou partir quando expostos às altas temperaturas da máquina de lavar loiça. Também as peças de vidro delicado podem partir e alguns metais, como o ferro fundido, não devem ser lavados na máquina. Tenha atenção às etiquetas que dizem se pode ou não ir à máquina.

Facas viradas para cima: Fazer isto é meio caminho andado para se cortar enquanto tira a loiça da máquina. Tenha atenção à sua segurança e vire as pontas das facas afiadas para baixo.

Esquecer-se do depósito de comida: Não sabe o que isso é? Localiza-se debaixo do braço com os sprays de água, no fundo da sua máquina de lavar loiça, e precisa de ser limpo uma vez por semana. Assim a sua máquina vai lavar melhor e também não vai cheirar mal. Uma vez por mês use um detergente próprio ou bicarbonato de sódio para lavar a máquina.

Veja a lista das 15 dicas do site Distractify aqui.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório