Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 14º MÁX 21º

Família revela que jovem se juntou ao Estado Islâmico

Uma jovem norte-americana, de 20 anos, oriunda de Hoover (Alabama), viajou para a Síria para se juntar ao grupo radical autoproclamado estado islâmico, informou, esta segunda-feira, um porta-voz da sua família.

Família revela que jovem se juntou ao Estado Islâmico
Notícias ao Minuto

07:11 - 21/04/15 por Lusa

Mundo Estados Unidos

Identificada como Hoda, a jovem contactou com os extremistas através da Internet e, em novembro último, viajou para a Turquia, a partir donde cruzou a fronteira para a Síria, explicou o porta-voz e advogado da família, Hassan Shibly, em conferência de imprensa na mesquita de Birmingham (Alabama).

Para os pais da jovem o facto de "a filha estar com esse grupo de extremistas violentos é pior que vê-la morta", disse Hassan Shibly, indicando que o marido, que é muçulmano, está "muito traumatizado" e que "nada pode descrever o que está a viver".

"A família de Hoda espera que partilhando como perdeu a sua filha para um grupo de extremistas possa ajudar outras famílias a evitar uma tragédia idêntica", sublinhou o advogado, que trabalha para o Conselho de Relações Islâmico-norte-americanas.

Esta segunda-feira, o Departamento de Justiça dos Estados Unidos revelou que, na véspera, foram detidos, nos estados do Minesota e Califórnia, seis homens -- com idades de entre 19 e 21 anos -- que tentavam viajar para a Síria para se juntar aos extremistas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório