Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 14º MÁX 21º

Ásia e África querem mudanças para mundo menos "catastrófico"

Os países que participam na Conferência Ásia-África, esta semana na Indonésia, querem alterações no Conselho de Segurança das Nações Unidas, para ter um mundo mais justo e menos "catastrófico", disse hoje o chefe da diplomacia angolana.

Ásia e África querem mudanças para mundo menos "catastrófico"
Notícias ao Minuto

22:49 - 20/04/15 por Lusa

Mundo ONU

"Acho que uma das questões mais importantes é que todos queremos a reforma do Conselho das Nações Unidas, para que possa haver maior justiça, não só no próprio Conselho de Segurança, mas também na resolução da maior parte dos problemas do mundo", disse o ministro das Relações Exteriores de Angola, Georges Chikoti.

O governante frisou que "75 por cento da comunidade mundial não está devidamente representada no Conselho de Segurança" e que, após 70 anos de ONU, "muitos acham que é o momento de haver mudanças consideráveis".

"Se não houvesse eventualmente um ou outro membro, como a Rússia, que durante os últimos anos conseguiram usar do veto, teríamos tido um mundo cada vez mais catastrófico, controlado por três países ocidentais", disse, frisando que "a Inglaterra, a França e os Estados Unidos controlam o essencial do poder".

O Conselho de Segurança é composto por 15 membros, sendo cinco permanentes e com poder de veto - Estados Unidos, França, Reino Unido, Rússia e China - e os demais eleitos para mandatos de dois anos.

"Se tivéssemos um maior número [de membros no Conselho de Segurança], então teremos também uma maior participação no mundo e nas decisões", o que "facilitaria o processo dos consensos" e deixaria de existir um "mundo monopolizado", advogou.

O governante falava aos jornalistas à margem das reuniões ministeriais que ocorrem na capital indonésia para preparar a cimeira de chefes de Estado e de Governo asiáticos e africanos que decorrerá esta semana no país do Sudeste Asiático.

O encontro, em que são esperados 34 líderes das duas regiões, bem como representantes de 77 países, visa comemorar o 60.º Aniversário da Conferência Ásia-África, em Bandung, em 1955, e do 10.º Aniversário da Nova Parceria Estratégia Ásia-África.

"A Conferência de Bandung marcou uma etapa importante na luta dos povos da África e da Ásia contra o colonialismo e, depois, também durante o período da Guerra Fria, permitiu uma certa solidariedade e o movimento não-alinhado que se criou durante aquela época", lembrou.

Segundo o ministro angolano, os governantes estão também a preparar documentos relacionados com a defesa da independência da Palestina e a parceria entre as duas regiões do sul do globo.

A partir de terça-feira, os representantes reunidos em Jacarta vão debruçar-se também sobre o crescimento económico e "como enfrentar o futuro", logo, na visão de Georges Chikoti, "é um momento particularmente importante".

O ministro das Relações Exteriores angolano vai aproveitar a presença na Indonésia para discutir com a sua homóloga do país anfitrião, Retno Marsudi, novas parcerias, depois de, no ano passado, a angolana Sonangol e a indonésia Pertamina terem assinado um acordo empresarial na área petrolífera.

Angola procura parcerias com o quarto país mais populoso do mundo em várias áreas, desde a indústria à agricultura, e admite abrir em breve uma embaixada na região do Sudeste Asiático.

Para terça-feira é aguardada a chegada do vice-Presidente angolano, Manuel Domingos Vicente, que irá participar na cimeira.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório