Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Há três anos que Lucy não lava o cabelo com champô

“Queria poupar dinheiro, reduzir a quantidade de químicos e simplificar a minha vida”. Foram estes os argumentos de Lucy Aitken Read para, em janeiro de 2012, deixar de lavar o cabelo com champô.

Há três anos que Lucy não lava o cabelo com champô
Notícias ao Minuto

12:52 - 14/04/15 por Notícias Ao Minuto

Mundo Saúde

Em janeiro de 2012, Lucy Aitken Read deixou de comprar e lavar o seu cabelo com champô. E mais de três anos passados, garante à BBC que assim vai continuar.

“Queria poupar dinheiro, reduzir a quantidade de químicos que usava no meu cabelo e, simplificar a minha vida”, explica esta britânica que tomou a decisão depois de ler uma reportagem que dizia que as mulheres “contaminam” o corpo diariamente com centenas de químicos.

“No início não foi fácil. Durante os primeiros três meses, o cabelo estava horrível”, confessa. Mas, entretanto, o seu cabelo ruivo ‘ganhou novo ar’. “Agora tenho um cabelo maravilhoso”, diz Lucy, que uma vez por semana, em média, lava o cabelo com água e aplica uma máscara de ovo de 11 em 11 dias.

Mas esta britânica não está sozinha nesta mudança de hábitos. Da Nicarágua chega um caso semelhante, destaca a BBC. Cláudia Siu pôs de lado o champô há oito meses. A sua motivação foi sobretudo ambiental.

“O champô mistura-se com a água, que depois se mistura com aquela que bebemos ou a que é utilizada na agricultura”, alerta Claúdia, revelando a loção que aplica no cabelo: “misturo duas colheres de sopa de bicarbonato de sódio em meio copo de água fria e aplico a solução nos cabelos molhados, massajando, e evitando o contato direto com o couro cabeludo para não irritar”.

“Depois adiciono duas colheres de sopa de vinagre de maçã a meio copo de água e aplico novamente a mistura no cabelo e lavo. O vinagre equilibra o pH do couro cabeludo e atua como um antibacteriano natural”, completa, dizendo que o faz uma vez por mês.

Se quiser experimentar alguma destas loções, fique a saber que até o cabelo se habituar à nova rotina existe um período em que pode ficar muito oleoso e com o couro cabeludo irritado ou com caspa.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório