Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Há um mito sobre o pequeno-almoço que persiste

O pequeno-almoço é a refeição mais importante do dia? Nem todos concordam.

Há um mito sobre o pequeno-almoço que persiste
Notícias ao Minuto

10:17 - 13/04/15 por Notícias Ao Minuto

Mundo Saúde

Há muitos anos que persiste a ideia de que o pequeno-almoço é refeição mais importante do dia. O DN de hoje recorda, a partir do podcast do site Gastropod, que há quem defenda que não.

“É uma refeição tão importante como qualquer outra”, afirmou ao DN Filipa Vicente, nutricionista e docente no Instituto Superior de Ciências da Saúde Egas Moniz. Considerando, portanto, que “é um mito dizer que se não tomarmos o pequeno-almoço prejudicamos radicalmente a nossa saúde”.

Apesar de algumas investigações sugerirem que tomar o pequeno-almoço todos os dias pode ajudar na manutenção e perda de peso, na sua participação no Gastropod, P.K. Newby, cientista da nutrição, afirmou que esta refeição não é um fator isolado, e por isso, os resultados podem ser influenciados por uma série de outros fatores.

Portanto, como defende a especialista, “se não acorda com fome, não há nenhum mal em saltar o pequeno-almoço quando se trata de gestão de peso”.

Se opta apenas por um sumo ou smoothie de manhã, na opinião de Filipa Vicente, deve evitar substituir alimentos inteiros por sumos ou purés. “Perdemos fibras e expomos as suas vitaminas antioxidantes à oxidação” e, porque não mastigamos, a sensação de saciedade é menor. Assim como se escolher comer uma taça de cereais ou pão branco, estas escolhas vão resultar num "tiro" de açúcar.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório