Meteorologia

  • 23 MARçO 2019
Tempo
23º
MIN 22º MÁX 24º

Edição

Superalimentos que ajudam a reduzir o stress

Demasiado trabalho faz com que não tenha tempo para comer de forma saudável? Damos-lhe algumas opções que ajudam a reduzir o stress.

Superalimentos que ajudam a reduzir o stress
Notícias ao Minuto

20:38 - 10/04/15 por Notícias Ao Minuto 

Mundo Saúde

No que diz respeito ao combate ao stress, o que come pode de facto ajudar a libertar a tensão. Alguns alimentos podem ajudar a estabilizar os níveis de açúcar no sangue, especialmente, a sua resposta emocional aos doces.

O ABC reuniu uma lista de doze superalimentos que deve procurar quando está à beira de um ataque de nervos.

Verduras: Espinafres ou grelos são alimentos que contêm ácido fólico, sustância que dá uma sensação de prazer ao cérebro e que o ajuda a acalmar-se. Há também estudos que comprovam que as pessoas que consomem mais ácido fólico têm menos risco de sofrer com sintomas de depressão.

Peito de peru: Este alimento contém substâncias que ajudam a regular a sensação de fome bem como os níveis de felicidade e de bem-estar.

Aveia: Quando está stressado vai comer hidratos de carbono? Sacie essa necessidade com um hidrato mais complexo e sem açúcares artificiais.

Iogurtes: Considerando que este produto está cheio de cálcio e proteína, não pode deixar de o adicionar à sua dieta. Além disso, os probióticos, presentes em muitos iogurtes, reduzem, segundo apurou um estudo, a atividade cerebral nas áreas relativas às emoções.

Salmão: O omega 3 do salmão pode ajudar a estabilizar os efeitos negativos das hormonas do stress.

Mirtilos: Os antioxidantes presentes nos mirtilos ajudam a melhorar a resposta do corpo ao stress e melhoram o sistema imunitário.

Pistácios: Descascar pistácios ou amendoins vai ajudá-lo a manter-se ocupado e a relaxar. Além disso, este alimento faz bem ao coração.

Chocolate negro: Só uma dentada, não é a tablete inteira! Este alimento reduz as hormonas do stress e o seu ingrediente principal, o cacau, ainda lhe dá os benefícios dos antioxidantes. O chocolate contém substâncias que criam uma sensação de euforia, semelhante

ao que se sente quando se está apaixonado.

Leite: Uma excelente fonte de vitamina D, graças a este componente ao consumir este produto pode aumentar a sensação de felicidade, diminuir o risco de pânico e depressão.

Sementes: De abóbora, de girasol ou chia, as sementes são uma excelente fonte de magnésio. Ajudam a regular as emoções, aliviam a fadiga e a irritabilidade, segundo o que investigadores comprovaram.

Abacate: Esta superfruta ajuda a acalmar o desejo de comer provocado pelo stress. Além disso ajuda a manter a linha.

Caju: Rico em zinco, este fruto ajuda a reduzir a ansiedade, irritabilidade e a falta de concentração. Além disso, contém ómega 3 e proteína, o que faz dele uma escolha inteligente para snack.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório