Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Número indeterminado de alunos reféns em ataque a universidade

Um número indeterminado de estudantes está hoje retido no interior da universidade de Garissa, no leste do Quénia a cerca de 150 quilómetros da fronteira com a Somália, na sequência de um ataque de homens armados.

Número indeterminado de alunos reféns em ataque a universidade
Notícias ao Minuto

10:23 - 02/04/15 por Lusa

Mundo Cruz Vermelha

De acordo com a Cruz Vermelha queniana, os atacantes ocuparam e controlam os edifícios da residência universitária, onde residem várias centenas de estudantes.

"Cinquenta estudantes foram libertados", acrescentou a Cruz Vermelha em comunicado, sem explicar as circunstâncias da libertação.

As forças de segurança quenianas lançaram uma operação para capturar os atacantes.

Pelo menos dois seguranças morreram e quatro pessoas ficaram feridas quando um grupo de homens armados atacou a universidade de Garissa, informou o Centro de Operação de Desastres local, através da sua conta na rede social "Twitter".

O ataque ocorreu por volta das 05:30 locais (03:30 em Lisboa), quando os atacantes entraram nas instalações universitárias e começaram a disparar indiscriminadamente e detonaram vários engenhos explosivos.

Nenhum grupo reivindicou o ataque, mas as suspeitas apontam para os 'jihadistas' somalis Al-Shabab, autores de múltiplos ataques em cidades na fronteira, como Garissa.

Desde que, em outubro de 2011, o exército queniano entrou na Somália para combater o Al-Shabab, o país tem sido alvo de frequentes atentados terroristas, sendo o mais grave de todos o assalto ao centro comercial Westgate, ocorrido em 2013, no qual morreram 67 pessoas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório