Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Venda de grafite moçambicano rende 2 mil milhões de dólares

A Triton Minerals anunciou hoje um contrato de dois mil milhões de dólares (1,8 mil milhões de euros) com a chinesa Yichang Xincheng Graphite para a venda de grafite que a empresa australiana explora no norte de Moçambique.

Venda de grafite moçambicano rende 2 mil milhões de dólares
Notícias ao Minuto

15:16 - 01/04/15 por Lusa

Mundo Austrália

Segundo um comunicado da Triton Minerals, o contrato prevê o abastecimento de cem mil toneladas de grafite à empresa chinesa, durante vinte anos, a um preço mínimo de mil dólares (900 euros) por tonelada.

Ao abrigo do acordo, assinado na segunda-feira, a Triton terá direitos exclusivos no fornecimento à Yichang Xincheng Graphite do recurso explorado em Moçambique, Malaui, Madagáscar e Tanzânia.

A Yichang Xincheng Graphite é apresentada no comunicado como uma das maiores empresas do mundo no processamento de grafite, um minério com elevada utilização na indústria eletrónica e automóvel.

Desde a assinatura do acordo, a cotação das ações da Triton na bolsa australiana mais do que duplicou, segundo a imprensa local.

A Triton acredita que a província de Cabo Delgado, no norte de Moçambique, possui a maior reserva combinada de grafite e vanádio do mundo.

Na terça-feira, a empresa australiana anunciou uma parceria estratégica com a AMG Mining, através da sua subsidiária GK Ancuabe Graphite Mine, durante um período inicial de dois anos, na exploração e desenvolvimento de grafite no distrito de Ancuabe, em Cabo Delgado.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório