Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Estado Islâmico ocupa campo de refugiados palestinianos

Militantes do Estado Islâmico ocuparam, e passaram a controlar, grande parte de campo de refugiados palestinianos em Damasco, na Síria. O campo em questão tem cerca de 18 mil refugiados.

Estado Islâmico ocupa campo de refugiados palestinianos
Notícias ao Minuto

14:50 - 01/04/15 por Notícias Ao Minuto com Lusa

Mundo Síria

Os 'jihadistas' do grupo Estado Islâmico (EI) ocuparam hoje e controlam a maior parte do campo de refugiados palestinianos de Yarmuk, a sul de Damasco, referiu um responsável da OLP na Síria.

"Os combatentes do EI tomaram de assalto esta manhã o campo de Yarmuk e controlam a maior parte do campo", disse à agência noticiosa AFP Anouar Abdel Hadi, diretor dos assuntos políticos da Organização de Libertação da Palestina (OLP) na Síria, e enquanto "prosseguiam combates no interior do campo com grupos armados".

O Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH) também confirmou que o grupo extremista controlava uma "grande parte" do campo, após combates contra um grupo armado palestiniano hostil ao regime de Bachar al-Assad. Presume-se que os membros do EI se infiltraram no campo a partir da localidade rebelde de Hajar al-Aswad, situada nas proximidades.

O campo de Yarmuk, o maior dos campos de refugiados palestinianos na Síria, albergava 160.000 sírios e palestinianos antes do início da guerra na Síria em 2011, contra apenas 18.000 pessoas atualmente.

Em fevereiro de 2014, os grupos rebeldes sírios retiraram-se do campo na sequência de um acordo com organizações palestinianas armadas antirregime.

Os habitantes enfrentam escassez de alimentos, água e medicamentos devido a um cerco quase total imposto há mais de um ano pelo regime de Damasco.

O surgimento do grupo EI no conflito sírio complicou a situação no terreno. Para além de considerar o regime de Bachar al-Assad seu inimigo, também combate os restantes grupos rebeldes para tentar garantir o seu objetivo de hegemonia territorial.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório