Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

"Há pilotos que são medicados e voam sem problemas"

Casos como o da Germanwings podem mudar procedimentos e avaliação dos pilotos, considera o especialista José Gameiro.

"Há pilotos que são medicados e voam sem problemas"
Notícias ao Minuto

08:42 - 01/04/15 por Notícias Ao Minuto

Mundo Psiquiatra

O estigma social associado à saúde mental leva muitas pessoas com depressão a ter medo de admitir o problema no local de trabalho, explica o psiquiatra José Gameiro.

Em entrevista ao Diário de Notícias, o especialista lembra que "quando os doentes continuam trabalhar os empregadores deviam diminuir a carga sobre eles, mas isso não acontece".

Tal como parece ter sido o caso do Piloto da Germanwings, que levou premeditadamente o airbus A320 com 150 pessoas a bordo a despenhar-se nos Alpes, na sequência de uma depressão, "normalmente os doentes escondem" a sua condição clínica.

"É muito fácil esconder uma depressão. Não é como ter uma perna partida”, admite José Gameiro, tal como é difícil saber se há o risco de suicídio.

O psiquiatra destaca ainda o facto de a companhia aérea ter admitido o sucedido, quando já houve companhias que o recusaram fazer no caso de suicídios. "Aceitar é importante, porque podem mudar-se os procedimentos e a avaliação dos pilotos. De qualquer forma, há pilotos que são medicados e voam, sem qualquer problema", garante.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório