Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 17º

Negociações sobre dossiê nuclear poderão continuar amanhã

As negociações em Lausanne, Suíça, entre a comunidade internacional e o Irão sobre o controverso dossiê nuclear de Teerão poderão continuar na quarta-feira, caso não existam progressos nas próximas horas, admitiu hoje um alto responsável norte-americano.

Negociações sobre dossiê nuclear poderão continuar amanhã
Notícias ao Minuto

18:45 - 31/03/15 por Lusa

Mundo Irão

Peritos e diplomatas estão "a trabalhar a contrarrelógio", referiu um oficial do Departamento de Estado norte-americano.

"A nossa equipa está a avaliar o atual ponto de situação e a tomar decisões sobre qual será o melhor caminho a adotar", indicou o representante, que pediu para não ser identificado.

"Vamos, certamente, continuar a trabalhar se conseguirmos fazer progressos, incluindo amanhã [quarta-feira], se for útil fazê-lo. Neste momento, nenhuma decisão foi tomada sobre a nossa agenda", concluiu.

O anúncio de que a delegação norte-americana pretende ganhar mais tempo surge poucas horas antes do fim do prazo estabelecido, que termina hoje à meia-noite, para alcançar um acordo duradouro sobre o programa nuclear iraniano.

Momentos depois da divulgação destas declarações norte-americanas, um negociador da delegação iraniana, Hamid Baidinejad, afirmou que ainda existem várias questões "sem solução", acrescentando que o Irão está disponível para continuar com as negociações com as grandes potências em Lausanne.

"Estamos focados nas questões que ainda não foram resolvidas. Soluções foram apresentadas pelas partes, foram feitos comentários (...) mas o processo deve continuar para alcançar uma solução", disse o negociador iraniano, em declarações aos jornalistas.

"As negociações vão acabar quando as soluções forem encontradas. Estamos prontos para continuar. Não temos horas (para terminar). Todo o mundo pensa que os esforços devem continuar até que seja alcançado um acordo", acrescentou.

Apesar das grandes esperanças iniciais, as negociações entre o grupo 5+1 (Estados Unidos, Rússia, China, França e Reino Unido e a Alemanha) e o regime de Teerão estão a ser difíceis e críticas.

A comunidade internacional suspeita da natureza do programa nuclear iraniano, afirmando que Teerão tem ambições bélicas e pretende fabricar armas atómicas.

O regime iraniano, que é alvo de sanções por parte da ONU e da UE, sempre recusou tais acusações, salientando o caráter civil e pacífico do programa.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório