Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 8º MÁX 15º

Primeiro-ministro iraquiano anuncia "libertação" de Tikrit

O primeiro-ministro iraquiano Haider al-Abadi anunciou hoje que a cidade de Tikrit foi retomada aos 'jihadistas' após a mais vasta operação desencadeada pelas forças iraquianas contra o movimento extremista Estado Islâmico (EI).

Primeiro-ministro iraquiano anuncia "libertação" de Tikrit
Notícias ao Minuto

18:41 - 31/03/15 por Lusa

Mundo Conflito

No entanto, a coligação internacional que combate o EI no Iraque informou pouco depois que os 'jihadistas' ainda controlam diversos setores de Tikrit.

"Partes da cidade permanecem sob controlo [do EI] e ainda há trabalho a fazer", disse à agência noticiosa AFP o major Kim Michelsen, em representação da coligação internacional liderada pelos Estados Unidos.

Antes, e numa mensagem na sua conta Twitter, Abadi anunciava a "libertação de Tikrit" e felicitava "as forças de segurança iraquianas e os voluntários por este importante sucesso", um mês após o início da operação que mobilizou milhares de soldados e paramilitares, aliados às forças governamentais.

Estes últimos incluem designadamente voluntários das "unidades de mobilização popular", um grupo integrado essencialmente por milicianos xiitas.

"As forças iraquianas alcançaram o centro de Tikrit, hastearam a bandeira e estão agora a proceder a operações de limpeza", precisou em declarações à AFP o porta-voz do chefe do governo, Rafid Jaburi.

As forças iraquianas devem agora confrontar-se com a difícil tarefa de desativar os engenhos explosivos que os combatentes do EI deixaram no terreno, caso seja confirmada a "reconquista" da cidade.

A ofensiva das forças governamentais desencadeada em 2 de março foi interrompida duas semanas depois e foi retomada na semana passada após Abadi ter solicitado apoio aéreo da coligação internacional dirigida pelos Estados Unidos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório