Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 24º

Adolescente processado por vídeo contra Lee Kuan Yew

Um adolescente singapuriano foi hoje processado por ter difundido na Internet um vídeo com críticas ao falecido fundador da Cidade-Estado de Singapura, Lee Kuan Yew, e ao cristianismo.

Adolescente processado por vídeo contra Lee Kuan Yew
Notícias ao Minuto

08:49 - 31/03/15 por Lusa

Mundo Singapura

Identificado como Amos Yee, o jovem de 16 anos foi detido na segunda-feira e libertado sob fiança, no valor de 20 mil dólares de Singapura (13.268 euros).

O adolescente foi acusado de três crimes, incluindo de ações com "a intenção deliberada de ferir os sentimentos religiosos ou raciais de qualquer pessoa".

O antigo primeiro-ministro e fundador da Cidade-Estado de Singapura, Lee Kuan Yew, morreu na segunda-feira da semana passada, aos 91 anos.

Amos Yee foi também acusado de fazer circular no seu blogue um objeto obsceno -- um desenho animado de Lee com a antiga primeira-ministra britânica Margaret Thatcher -- e de fazer ameaças e comunicações abusivas ou insultuosas.

No vídeo de oito minutos intitulado "Lee Kuan Yew is finally dead" [Lee Kuan Yew morreu finalmente, na tradução livre] lançou um ataque mordaz ao político que foi cremado no domingo.

No vídeo, Yee, que foi detido no dia do funeral de Estado, também associou Lee Kuan Yew a Jesus, numa mensagem contra o cristianismo.

O jovem descreveu Lee Kuan Yew, que não professava qualquer religião, como uma "pessoa horrível" e desafiou o filho do antigo líder de Singapura e atual primeiro-ministro, Lee Hsien Loong, a processá-lo.

O juiz ordenou que Yee se abstenha de fazer quaisquer comentários nas redes sociais enquanto decorre o caso.

A próxima audiência está marcada para 17 de abril.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório