Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 18º

Detidos 15 alegados membros de grupo terrorista

A polícia espanhola deteve hoje 15 alegados membros dos Grupos Anarquistas Coordenados (GAC), que segundo os investigadores podem estar envolvidos em diversos atentados, incluindo na catedral de Almudena (Madrid) e na basílica del Pilar (Saragoça).

Detidos 15 alegados membros de grupo terrorista
Notícias ao Minuto

20:23 - 30/03/15 por Lusa

Mundo Espanha

Ao definir a ação policial, designada "Operação Piñata", como o maior golpe contra os anarcoterroristas, a agência noticiosa Efe referiu que dez detenções ocorreram em Madrid, duas em Palencia e três em Barcelona.

Em simultâneo forma revistados mais de vinte apartamentos, incluindo os principais "centros sociais anarco-insurrecionais" da capital e efetuadas mais 14 detenções por "resistência à autoridade".

Fontes da investigação citadas pela Efe referiram que alguns dos anarquistas detidos podem ter estado envolvidos na preparação do atentado de 07 de fevereiro de 2013 na catedral madrilena de La Almudena. Também terão participado na colocação de outro artefacto em outubro de 2013 na basílica del Pilar de Saragoça.

Entre as ações atribuídas a alguns dos detidos inclui-se uma tentativa de desestabilizar a cerimónia de coroação do rei Felipe VI em junho, e quatro ataques a dependências bancárias.

As mesmas fontes sublinharam que na operação foram detidos os principais líderes dos GAC, e desmembrado o seu aparelho político de recrutamento e financiamento, propaganda e ação direta.

Em 7 de fevereiro de 2013, o designado Comando insurrecional Mateo Morral reivindicou a colocação de um artefacto explosivo na catedral de la Almudena, que não chegou a explodir.

Meses depois, em 02 de outubro, a explosão de uma pequena botija de gás junto ao órgão da basílica del Pilar de Saragoça causo importantes danos materiais, mas nenhum ferido.

A polícia deteve 40 dias depois cinco pessoas, incluindo os supostos autores materiais, um homem e uma mulher chilenos.

A operação, que prossegue, está a ser coordenada pelo tribunal central de instrução número 6 da Audiência nacional. Os detidos, alguns membros do grupo radical anarquista Black Block de Madrid, estão indiciados por integrarem uma organização criminal com objetivos terroristas e poderão ser presentes na quarta-feira à Audiência nacional.

Presente em Granada, uma das províncias onde decorreu a operação, o secretário de Estado da Segurança, Francisco Martínez, assinalou que a Piñata continua a desenrolar-se para "evitar que o terrorismo anarca" se expanda.

Ainda segundo a Efe, o juiz da Audiência nacional Javier Gómez Bermúdez, ordenou a prisão preventiva sem caução para sete dos detidos e medidas cautelares para os restantes.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório