Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Extrema-direita francesa admite fracasso nas eleições locais

O partido da extrema-direita francês Frente Nacional não conseguiu hoje conquistar nenhum departamento nas eleições locais no país, admitiu o número dois da formação política, Florian Philippot.

Extrema-direita francesa admite fracasso nas eleições locais
Notícias ao Minuto

06:30 - 30/03/15 por Lusa

Mundo Frente Nacional

"Está confirmado", declarou Philippot, inquirido pela agência de notícias francesa, AFP, sobre se confirmava que o seu partido não ganhara em nenhum departamento, apesar de ter obtido mais votos.

A presidente da Frente Nacional, Marine Le Pen, tinha anteriormente considerado "possíveis" vitórias do seu partido nos departamentos de Vaucluse (sul) e Aisne (norte).

A dois anos das presidenciais de 2017 em França, a oposição de centro-direita venceu hoje por uma grande margem os socialistas no poder nas eleições locais no país.

O partido da direita UMP, do ex-presidente Nicolas Sarkozy, e os seus aliados centristas (UDI) garantiram o controlo de entre 65 e 71 dos 101 departamentos em que se divide o país, segundo os institutos de sondagens.

Uma vitória da Frente Nacional pelo controlo de um departamento teria constituído uma estreia histórica, após os seus avanços nas municipais e nas europeias de 2014.

As eleições locais são consideradas uma antevisão do resultado das presidenciais e, antes disso, das regionais de final de 2015.

A esquerda detinha até agora 61 dos 101 departamentos. Hoje à noite, as projeções não lhe davam mais que entre 28 e 35.

Entre as suas perdas mais simbólicas estão Corrèze (sudoeste), departamento do Presidente francês, François Hollande, e Essonne, perto de Paris, bastião do primeiro-ministro, Manuel Valls, onde se registou uma viragem à direita.

O chefe do Governo reconheceu uma "vitória incontestável" para "a direita republicana", que atribuiu às divisões "da esquerda, demasiado dispersa", e lamentou também "os resultados demasiado elevados" da FN.

"A rejeição em relação ao poder é absolutamente definitiva. Nunca uma maioria tinha perdido tantos departamentos. Nunca um Governo em funções tinha suscitado uma tal desconfiança e uma tal rejeição", sustentou Nicolas Sarkozy, líder da UMP.

"A alternância está em marcha, nada a deterá", reafirmou o ex-chefe de Estado francês (2007-2012), cujo futuro político continua, contudo, a depender da evolução dos processos judiciais em que o seu nome está envolvido.

O escrutínio de hoje foi novamente boicotado por um em cada dois eleitores, dos cerca de 40 milhões de cidadãos franceses chamados às urnas, segundo as empresas de sondagens.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório