Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 14º MÁX 21º

Combates entre tribos sunitas e rebeldes xiitas fazem 38 mortos

Combates entre tribos sunitas e rebeldes xiitas e seus aliados perto de uma região petrolífera no sul do Iémen, fizeram hoje 38 mortos, segundo fontes tribais e dos serviços de segurança.

Combates entre tribos sunitas e rebeldes xiitas fazem 38 mortos
Notícias ao Minuto

18:32 - 29/03/15 por Lusa

Mundo Iémen

Os confrontos começaram logo que os combatentes tribais atacaram uma posição rebelde em Nuqub, próximo da região petrolífera de Usaylan, na província de Chabwa, explicaram à agência AFP as mesmas fontes.

"Os rebeldes xiitas huti e os seus aliados perderam 30 homens nos combates que custaram a vida a oito membros das tribos", disse à agência AFP uma fonte dos serviços de segurança.

Este primeiro balanço foi também confirmado à agência AFP por várias fontes tribais, segundo as quais a posição atacada estava ocupada por rebeldes xiitas ligados ao Irão e por militares fiéis ao ex-presidente do Iémen Ali Abdallah Saleh.

Uma coligação de países árabes liderada pela Arábia Saudita lançou na quinta-feira uma operação militar no Iémen, tendo a aviação bombardeado posições dos rebeldes xiitas huti e dos seus aliados que controlam a capital Sanaa e estão a avançar em direção ao reduto onde estava o presidente Abd Rabbo Mansour Hadi.

Hadi está atualmente na Arábia Saudita, país onde ficará até a situação política e militar no Iémen estabilizar.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório