Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

Forças tunisinas matam nove jihadistas

As forças tunisinas mataram nove homens pertencentes ao principal grupo jihadista do país, acusado de ter orgazizado o ataque ao museu nacional, revelou hoje o Ministério do Interior.

Forças tunisinas matam nove jihadistas
Notícias ao Minuto

10:16 - 29/03/15 por Lusa

Mundo Ministério

"Nove terroristas foram mortos ontem à noite (sábado) nas montanhas de Sidi Aich", centro-oeste da Tunísia, detalhou o porta-voz do ministério, Mohamed Ali Aroui.

Esta região está localizada a cerca de 50 quilómetros da fronteira com a Argélia, mas muito mais a sul da zona de atividade habitual do grupo jihadista que as forças tunisinas perseguem há mais de dois anos.

Os homens pertenciam alegadamente à brigada Okba Ibn Nafaa, ligada à Al-Qaida no Magrebe Islâmico (AQIM), que as autoridades acreditam estar por trás do ataque de 18 de março ao Museu do Bardo, que vitimou 21 turistas e um polícia, apesar do mesmo ter sido reivindicado pela organização jihadista rival do Estado Islâmico.

"Estamos muito contentes (...). Os nove [homens] estavam entre os terroristas mais perigosos na Tunísia", assegurou o porta-voz.

Este sucesso reclamado pelas autoridades da Tunísia ocorre pouco antes de uma grande marcha "contra o terrorismo", que deverá juntar no final da manhã de hoje em Tunes dezenas de milhares de pessoas e funcionários estrangeiros de alto nível, incluindo o Presidente francês, François Hollande.

Segundo as rádios tunisinas, um dos líderes do grupo, o argelino Abu Sakhr Lokmane, está entre os nove mortos, mas o Ministério do Interior afirmou que ainda é muito cedo para tirar tais conclusões.

"Não podemos confirmar isso, temos de fazer a análise de DNA", disse Aroui.

A brigada Okba Ibn Nafaa integra, de acordo com as autoridades, dezenas de homens, entre os quais estrangeiros, especialmente mais argelinos do que tunisinos, e será responsável pela morte de sessenta polícias e militares desde dezembro de 2012.

Este grupo reivindicou o ataque do ano passado contra a casa do ministro do Interior de então, em Kasserine, cidade vizinha de Monte Chaambi, onde se encontra o principal grupo jihadista na Tunísia.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório