Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Marcha contra terrorismo reúne nomes fortes da política

Vários dignitários internacionais participam hoje em Tunes numa marcha contra terrorismo promovida pelas autoridades da Tunísia, cerca de uma semana e meia depois do ataque contra um museu na capital tunisina que fez 21 mortos, a maioria turistas.

Marcha contra terrorismo reúne nomes fortes da política
Notícias ao Minuto

06:21 - 29/03/15 por Lusa

Mundo Tunísia

O ataque contra o Museu Nacional do Bardo, o mais prestigiado do país e localizado ao lado do Parlamento, foi reivindicado pelo grupo extremista Estado Islâmico (EI).

Entre os convidados internacionais que confirmaram presença estão os chefes de Estado francês e polaco, François Hollande e Bronislaw Komorowski, respetivamente, o presidente da Autoridade Palestiniana, Mahmud Abbas, e o chefe da diplomacia espanhola, José Manuel Garcia-Margallo.

Tunes espera igualmente a presença dos primeiros-ministros italiano e argelino, Matteo Renzi e Abdelmalek Sellal, respetivamente, e da Alta Representante da União Europeia (UE) para a Política Externa e Segurança, Federica Mogherini.

Portugal vai estar representado pelo secretário de Estado dos Assuntos Europeus, Bruno Maçães, e pelo vice-presidente da Assembleia da República, Miranda Calha.

Na sexta-feira, as autoridades tunisinas afirmaram que pretendiam reunir várias dezenas de milhares de pessoas nas ruas de Tunes.

"Acredito que estarão dezenas de milhares de pessoas, além do Presidente [tunisino] Beji Caid Essebsi", declarou na altura o porta-voz da Presidência, Moez Sinaoui, salientando a "união sagrada" do país perante o "terrorismo".

Beji Caid Essebsi lançou um apelo na quarta-feira na televisão nacional para que o povo tunisino participasse hoje na marcha, cujo início está previsto para as 11:00 locais (a mesma hora de Lisboa) na praça Bab Saadoun. A marcha vai terminar em frente ao Museu do Bardo.

"Faço um apelo a todos os tunisinos -- jovens, adultos, crianças -, para participarem nesta marcha para expressar a força da Tunísia", declarou então o chefe de Estado, numa breve intervenção.

O ataque de 18 de março foi perpetrado por dois homens armados com 'kalashnikovs' que abriram fogo contra dezenas de turistas estrangeiros. No total, 20 turistas estrangeiros e um polícia tunisino morreram, além dos dois atacantes, que foram mortos pela polícia.

Em janeiro deste ano, outra marcha contra o terrorismo conseguiu reunir em Paris entre 1,2 e 1,6 milhões de pessoas e cerca de 50 líderes mundiais.

A iniciativa, que decorreu a 11 de janeiro, foi promovida por François Hollande depois do ataque contra o semanário satírico francês Charlie Hebdo e um supermercado judaico na capital francesa.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório