Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Irão deve tomar decisões sobre o nuclear, dizem líderes

O Presidente norte-americano, Barack Obama, e a chanceler alemã, Angela Merkel, disseram hoje que compete ao Irão dar os passos necessários para um desfecho positivo das intermináveis negociações relativas à questão do nuclear.

Irão deve tomar decisões sobre o nuclear, dizem líderes
Notícias ao Minuto

21:19 - 27/03/15 por Lusa

Mundo Obama

"O Irão tem de tomar as decisões necessárias para resolver os problemas que persistem", salientam os dois líderes num comunicado, apelando a um acordo global de longo prazo.

A quatro dias da data marcada para chegar a um acordo, o chefe da diplomacia iraniana e diplomatas ocidentais reconheceram que as negociações entre Teerão e as grandes potências sobre o dossiê nuclear são "difíceis".

Para ajudar a desbloquear as negociações, os ministros dos Negócios Estrangeiros chinês, britânico, alemão e russo, membros do grupo 5+1 (Estados Unidos, Rússia, China, França, Reino Unido e Alemanha) poderão encontrar-se domingo na cidade suíça de Lausana, segundo uma fonte russa.

Também a chefe da diplomacia europeia, Federica Mogherini, é "esperada" no domingo, para participar nas discussões.

"As negociações são difíceis e existem divergências. Estamos a tentar resolvê-las", adiantou o ministro iraniano dos Negócios Estrangeiros, Mohammad Javad Zarif.

"Não estamos perto [de um acordo]. Mas temos avançado. O trabalho é muito complicado e difícil. A outra parte tem que escolher entre a pressão e o acordo político ", sublinhou Zarif.

A comunidade internacional quer garantir que o Irão nunca terá uma bomba atómica, acompanhando de perto o seu programa nuclear em troca de um levantamento das sanções que asfixiam o país.

O levantamento das sanções e a investigação e desenvolvimento nuclear são as duas principais questões que entravam o acordo, disseram diplomatas iranianos e ocidentais.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório