Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 19º

UE admite abrir negociações para adesão da Sérvia ainda em 2015

A chefe da diplomacia europeia, Federica Mogherini, disse hoje em Belgrado que a União Europeia (UE) poderá iniciar em 2015 as negociações formais de adesão da Sérvia e exortou o país a cumprir as condições de acesso.

UE admite abrir negociações para adesão da Sérvia ainda em 2015
Notícias ao Minuto

18:58 - 27/03/15 por Lusa

Mundo Europa

Na sua primeira visita à capital da Sérvia no seu novo cargo, a ex-chefe da diplomacia italiana considerou que a Sérvia "está firmemente no caminho em direção à UE" e admitiu a abertura nos próximos meses dos primeiros capítulos da negociação para a adesão plena.

Numa conferência de imprensa conjunta após uma reunião com o primeiro-ministro Aleksandar Vucic, a diplomata assegurou que Bruxelas ajudará o país balcânico a "caminharem juntos os quilómetros que estão pela frente".

"Não posso dizer neste momento quantos capítulos serão abertos, tudo dependerá do nosso trabalho conjunto", declarou.

A UE concedeu há mais de um ano à Sérvia o estatuto que permite o início formal das negociações de adesão, que ainda não foram iniciadas e devem privilegiar de início as relações com o Kosovo e diversas medidas legislativas.

As reformas económicas e a normalização das relações com a província sérvia de maioria albanesa, que declarou a independência unilateral em 2008, são algumas das condições para o progresso das negociações.

Um estudo do Instituto de Estudos Económicos Internacionais de Viena divulgado em meados de março definiu como "deprimente" os números do desemprego na Sérvia, Bósnia, Kosovo, Macedónia (Fyrom) e Albânia.

A nível regional, a visita no dia 11 de março à capital da Croácia do chefe da diplomacia sérvia Ivica Dacic foi considerada outro sinal positivo, quando as relações entre os dois vizinhos também se têm caracterizado pelo distanciamento e frieza.

A Croácia, uma ex-república jugoslava independente desde 1991, foi admitida como o 28.º Estado-membro da UE em 1 de julho de 2013, dez anos após ter emitido o seu pedido de adesão.

Um recente relatório da União Europeia (UE) tinha exortado a Sérvia a "manter o compromisso da cooperação regional" com os países vizinhos, condição essencial para a abertura dos primeiros capítulos sobre a adesão.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório