Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 25º

Agência Europeia de Segurança Aérea recomenda duas pessoas no cockpit

A Agência Europeia de Segurança Aérea (EASA) recomendou hoje a presença em permanência de dois membros da tripulação nos 'cockpits' dos aviões, na sequência do acidente do Airbus A320 da Germanwings.

Agência Europeia de Segurança Aérea recomenda duas pessoas no cockpit
Notícias ao Minuto

17:10 - 27/03/15 por Lusa

Mundo França

Numa "recomendação temporária" divulgada no seu site, a agência afirma que "as companhias devem assegurar que pelo menos dois tripulantes, incluindo pelo menos um piloto qualificado, estejam no cockpit durante todo o voo".

Para a EASA, as companhias devem "reavaliar os riscos (...) associados ao facto de um membro da tripulação abandonar o 'cockpit' devido a necessidades operacionais ou fisiológicas".

A agência precisa que a recomendação decorre da "informação atualmente disponível" sobre "o dramático acidente do voo 4U 9525 da Germanwings" e que "pode ser revista à luz de qualquer nova informação relativa ao acidente".

"Enquanto ainda estamos a manifestar o nosso pesar pelas vítimas, todos os nossos esforços devem centrar-se em aumentar a segurança de passageiros e tripulações", afirma o diretor-executivo da EASA, Patrick Ky, citado no texto.

A Agência Europeia de Segurança Aérea (EASA), com sede em Colónia (Alemanha), é a agência da União Europeia responsável pela regulação da aviação civil.

A análise da gravação dos sons do 'cockpit' do avião da Germanwings que se despenou nos Alpes franceses concluiu que o piloto se ausentou do 'cockpit', provavelmente para usar a casa de banho, e foi impedido de voltar a entrar pelo copiloto, que bloqueou a porta.

Nesse período, o copiloto acionou deliberadamente o processo de descida do avião, ignorando as pancadas na porta, as tentativas de comunicação da torre de controlo e os alarmes do próprio aparelho.

O avião acabou por embater numa montanha, nos alpes franceses, matando todas os 144 passageiros e seis tripulantes a bordo.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório