Meteorologia

  • 17 ABRIL 2024
Tempo
28º
MIN 14º MÁX 28º

Valls aponta comportamento "louco, incompreensível" do copiloto

O primeiro-ministro francês, Manuel Valls, afirmou hoje que os primeiros dados da investigação ao desastre do Airbus A-320 da Germanwings nos Alpes franceses apontam para um comportamento "louco, incompreensível" do copiloto.

Valls aponta comportamento "louco, incompreensível" do copiloto
Notícias ao Minuto

09:39 - 27/03/15 por Lusa

Mundo França

"Há que esperar pelo final da investigação, ainda que quinta-feira o Procurador tenha dado elementos suficientes para que possamos pensar que este ato louco, incompreensível, horrível, esteja na origem do embate" na montanha, disse Manuel Valls à cadeia i-télé.

A Procuradoria de Marselha, após o exame da gravação de áudio da caixa negra recuperada e que guarda os registos de voz dentro da cabine, revelou que o copiloto tinha, deliberadamente, provocado a queda do avião.

O jovem alemão de 28 anos, identificado como Andreas Lubitz, acionou o sistema de descida, bloqueou a porta de acesso à cabine de comando e não respondeu à chamada do comandante e da torre de controlo.

"Tudo se orienta para esse gesto inqualificável: criminoso, louco, suicida. Como imaginar que um piloto em quem se tem toda a confiança (...) precipita um avião contra a montanha depois de ter bloqueado a porta impedindo que o comandante volte a entrar", disse Valls.

O chefe do Governo francês salientou ainda que cabe agora à empresa alemã Lufthansa, proprietária da Germanwings, proporcionar toda a informação do copiloto.

No desastre de terça-feira morreram 150 pessoas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório