Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 24º

"Só houve gritos no último instante"

O procurador-geral de Marselha conta o que ouviu na gravação da caixa negra.

"Só houve gritos no último instante"
Notícias ao Minuto

22:01 - 26/03/15 por Notícias Ao Minuto

Mundo Germanwings

A gravação áudio da caixa negra mostra que os passageiros e tripulantes só se aperceberam que o avião ia colidir no último momento. A conclusão é do procurador-geral de Marselha, Brice Robin, que descreveu como terão sido os últimos momentos a bordo do Airbus A320 da Germanwings

"Acredito que as vítimas apenas se terão apercebido no último momento. Os gritos só se ouvem no último instante antes do impacto", disse. "A morte foi imediata, o avião explodiu ao colidir com a montanha" a uma velocidade de 700 km/h, acrescentou em conferência de imprensa com os familiares das vítimas.

Nos primeiros 20 minutos a conversa entre os dois tripulantes decorreu com descontracção e tranquilidade, mas depois as respostas de Andreas Lubitz, passaram a ser "curtas", disse o procurador.

Os sons da gravação seguintes mostram que o piloto pediu ao colega para assumir o comando, desapertou o cinto e saiu. Momentos depois é possível ouvir o piloto bater na porta "cada vez mais freneticamente" enquanto no cokpit o "silêncio é total".

O avião perdeu progressivamente altitude ao longo de oito minutos antes de se despenhar. Durante esse período, apenas se ouve a respiração do copiloto, o alemão Andreas Lubitz, que se manteve calma, o que mostrava que o copiloto estava vivo e consciente.

Antes dos gritos, apenas se ouvem alarmes automáticos, indicando que o avião está perigosamente perto do chão.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório