Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 19º

Alpes: Piloto ficou sozinho no cockpit antes do acidente

As gravações áudio registadas no avião da Germanwings que se despenhou na terça-feira nos Alpes franceses revelam que um dos pilotos saiu do cockpit e não conseguiu reentrar, adiantou um militar envolvido na investigação ao jornal New York Times.

Alpes: Piloto ficou sozinho no cockpit antes do acidente
Notícias ao Minuto

06:19 - 26/03/15 por Lusa

Mundo Militares

As gravações do cockpit mostram uma conversa "muito tranquila" entre os pilotos durante a parte inicial do voo, que partiu de Barcelona em direção a Düsseldorf, tendo posteriormente um dos pilotos abandonado o local sem conseguir reentrar.

"O homem que ficou do lado de fora bate ligeiramente na porta e não tem resposta. Depois, bate com mais força e continua sem resposta. Nunca há resposta. Pode ouvir-se que ele está a tentar deitar a porta abaixo", disse o investigador.

Embora a gravação possa dar alguns esclarecimentos sobre as circunstâncias que envolveram o acidente, que provocou a morte a 150 pessoas, ainda há várias questões por responder.

"Não sabemos por que é que um dos pilotos saiu", continuou o responsável, que pediu o anonimato face à investigação em curso.

"O certo é que, na parte final do voo, o outro piloto está sozinho e não abre a porta", sublinhou.

Os registos áudio não fornecem indicações sobre as condições ou a atividade do piloto que ficou dentro do cockpit, adensando o mistério, já que em nenhuma altura da descida do Airbus A320 houve comunicação por parte do 'cockpit' com os controladores de tráfego ou qualquer outro sinal de emergência.

A informação tornada pública pelas autoridades de aviação francesas quanto ao conteúdo das gravações é escassa, desconhecendo-se se os registos são parciais ou estão completos.

O gabinete que investiga as causas do acidente confirmou apenas que foram detetadas vozes humanas e outros sons provenientes do 'cockpit', que serão sujeitos a uma análise detalhada.

A porta-voz Martine del Bono não quis comentar as novas provas divulgadas pelo New York Times.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório