Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 19º

Tem uns minutos para ser (mais) feliz?

A felicidade é um sentimento pelo qual se luta durante toda a vida. Esta busca pela vivência de momentos felizes, rodeados de pessoas que nos fazem sentir bem são um objetivo geral.

Tem uns minutos para ser (mais) feliz?
Notícias ao Minuto

11:25 - 20/03/15 por Notícias Ao Minuto

Mundo Dia Internacional da Felicidade

A professora de psicologia, Catherine Sanderson, explicou ao Today que “todos nós podemos fazer pequenas coisas que podem aumentar os nossos sentimentos de felicidade do dia-a-dia”. A especialista acredita que “muitas vezes pensamos na felicidade como obtenção de coisas externas: ter dinheiro, casar, ter uma grande casa… Mas na realidade a nossa felicidade não está no mundo externo”.

1. Os relacionamentos são fundamentais

No livro ‘The Happiness Project’, Gretchen Rubin afirmou que os relacionamentos são a base da felicidade: amizade, amor, laços com a família. Quando as relações são fortes e confiáveis, as pessoas sentem-se melhor consigo mesmas e com os outros.

2. Esteja rodeado de pessoas felizes

Sanderson crê que “a felicidade é um pouco contagiosa, por isso, se somos amigos de alguém que está feliz, essa pessoa aumenta a nossa própria felicidade”. A professora afirma ainda que não se trata de amigos virtuais porque o importante é estar perto das pessoas, dar-lhes atenção.

3. A felicidade faz parte de nós

Estudos sugerem que a felicidade é interligada entre as circunstâncias da vida e o reflexo dos pensamentos e ações de cada um. Sanderson confirma que as pessoas que não são felizes naturalmente devem procurar este sentimento, pois é possível.

4. Foque-se em ser mais feliz em vez de ser apenas feliz

A felicidade é um sentimento difícil de definir, para alguns significa uma esmagadora alegria, para outros é mais sobre estar em paz e bem consigo mesmo. Apesar de a felicidade não ser igual para todos, devemos esforçar-nos para atingi-la para nos mantermos felizes o máximo de tempo possível.

5. O dinheiro não é tudo, mas...

A ligação entre o dinheiro e a felicidade não é um ponto inquestionável, esta questão prende-se muito com a busca de felicidade de pessoa para pessoa. Vários estudos americanos confirmam que a maioria das pessoas com dinheiro são mais felizes do que as pessoas comuns, porém a diferença não é muita. “O dinheiro não compra a felicidade mas compra algumas coisas que contribuem para a mesma”. Os autores do estudo creem que “o dinheiro pode ajudar na felicidade mas não é garantia de para esse sentimento”.

6. Os momentos são melhores que os bens materiais

Os momentos que passamos são parte da nossa vivência, são experiências marcantes que nos fazem felizes. Viajar, fazer uma prova de vinho ou ir a um espetáculo costuma fazer as pessoas mais felizes do que adquirir um novo telemóvel.

7. Pequenas coisas o podem fazer feliz

Sanderson sugeriu estes momentos de felicidade espontânea: Faça um passeio ao ar livre, leia um livro que lhe agrade, faça exercício para desencadear a libertação de endorfinas, substâncias químicas de bem-estar do seu corpo e durma o suficiente.

8. Nem tudo o que achamos que nos faz feliz é verdade

Nunca pense que só vai ser feliz “quando casar”, quando “se reformar”, ou quando “tiver uma promoção”. Segundo a professora, “as pessoas pensam que quando alcançarem isso, irá ser perfeito” mas normalmente tem um “efeito de muito curto prazo”. Devemos adaptarmo-nos aquilo que temos e procurar o lado positivo, nunca esquecendo sonhos e objetivos.

9. A felicidade aumenta com a idade

A juventude não se traduz na maior felicidade da vida, ao longo da vida vai havendo uma adaptação, “não se vai perder tempo com coisas que não são importantes”. À medida que ficamos mais velhos há uma tendência para valorizar as situações mais importantes.

10. Conheça-se a si mesmo

O auto-conhecimento é fundamental para a felicidade. "Nós estamos felizes quando nossa vida reflete a nossa natureza, os nossos valores, os nossos interesses. Quanto mais nos conhecermos, mais fácil será tomar decisões que nos ajudam a trazer harmonia para a vida", concluiu a professora.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório