Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 11º MÁX 18º

Modelos demasiado magras podem ser banidas das passerelles

Alessandra Ambrósio tem um índice corporal de 16,3, que a Organização Mundial de Saúde encara como subnutrição severa.

Modelos demasiado magras podem ser banidas das passerelles
Notícias ao Minuto

19:57 - 17/03/15 por Notícias Ao Minuto

Mundo França

Está a ser estudado, em França, um projeto de lei que passa por punir aqueles que incitam à anorexia, um problema que atinge 30 a 40 mil franceses.

O documento, que conta com o apoio do presidente François Hollande, prevê que sejam proibidas de desfilar na passerelle manequins demasiado magras. E por demasiado magras entende-se aquelas que tenham um índice corporal inferir a 18,5.

O Diário de Notícias indica que nesta situação estão, por exemplo, a maioria das modelos que desfilam com as coleções da Victoria's Secret, uma das mais conceituadas marcas de lingerie.

Caso as novas normas não sejam cumpridas, o que se pretende é que os agentes que empregam as manequins sejam punidos com penas de prisão que podem chegar aos seis meses e multas até aos 75 mil euros.

O projeto de lei, da autoria do socialista e neurologista Olivier Véran, inclui ainda um tópico relativo aos sites que incitam à anorexia, que devem ser bloqueados.

Para que perceba melhor as implicações desta medida, a mesma publicação dá conta de que a conhecida manequim Alessandra Ambrósio tem um índice corporal de 16,3, que a Organização Mundial de Saúde encara como subnutrição severa (do índice 17 ao 18). Abaixo dos 18, está-se perante subnutrição. Já abaixo dos 16, considera-se estado de fome.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório