Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
10º
MIN 8º MÁX 15º

Ataque a campanha de vacinação resulta em três mortes

Dois homens armados assassinaram hoje, no Paquistão, duas técnicas envolvidas numa campanha de vacinação contra a poliomielite e um polícia que as escoltava, informaram as autoridades locais.

Ataque a campanha de vacinação resulta em três mortes
Notícias ao Minuto

15:20 - 17/03/15 por Lusa

Mundo Paquistão

Segundo o chefe da polícia, Muhammad Ijaz Khan, os atacantes abriram fogo contra as duas mulheres, que administravam vacinas contra a poliomielite a crianças de um campo de refugiados afegão, situado na aldeia montanhosa de Sheikhabad, a duas centenas de quilómetros a norte da capital, Islamabad.

Uma das técnicas e o polícia que as escoltava tiveram morte imediata; a segunda mulher sucumbiu aos ferimentos mais tarde.

Outro responsável policial, não identificado pela agência francesa AFP, referiu que 77 pessoas já foram mortas no quadro de campanhas antipoliomielite no Paquistão, desde o final de 2012.

A reação dos talibãs e dos líderes religiosos ultraconservadores contra as campanhas de vacinação, que consideram uma conspiração do Ocidente para esterilizar os muçulmanos, têm privado centenas de milhares de crianças de serem imunizadas e, consequentemente, feito aumentar o número de casos no país.

O Paquistão tem a taxa mais alta de poliomielite, doença contagiosa provocada por um vírus que se fixa nos centros nervosos, em especial na espinal medula, causando paralisias que podem ser mortais quando atingem os músculos respiratórios.

Em 2014, mais de 300 pessoas foram diagnosticadas com poliomielite no Paquistão, o que representa cerca de 85 por cento dos casos registados em todo o mundo.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório