Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 14º MÁX 21º

Não dormiu na última noite? Saiba porquê

Saber que terá que se levantar cedo na segunda-feira para dar início a uma nova semana de trabalho afeta o sono de milhares de pessoas.

Não dormiu na última noite? Saiba porquê
Notícias ao Minuto

10:48 - 09/03/15 por Notícias Ao Minuto

Mundo Especialista

Um especialista da universidade britânica de Northumbria, localizada em Newscastle, explicou ao site Metro que muitas pessoas sofrem daquilo a que chamou ‘insónia de domingo’.

No que consiste? É simples. O fato de saber que terá de se levantar cedo na segunda-feira para ir trabalhar, o que se traduz em menos horas de sono quando comparado com as noites do fim de semana, preocupa as pessoas. Mas não só. A esta equação soma-se ainda a preocupação relativa aos problemas no trabalho.

De acordo com o Metro, um em cada cinco britânicos sofre da ‘insónia de domingo’ e 56% dos inquiridos dorme sempre menos de quatro horas na madrugada de domingo para segunda-feira.

“Enquanto dormir poucas horas uma vez por outra não tem um grande impacto, a verdade é que se esta for uma prática recorrente então o impacto será massivo, especialmente no que diz respeito à saúde, à concentração e ao humor em geral”, explicou Jason Elis.

Sobre a ‘insónia de domingo’, o especialista garante que vê muitos destes casos e explica que “é importante que as pessoas aprendam a lidar com estas questões que envolvem a privação do sono”, pois só assim conseguirão estabelecer um ritmo normal de sono.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório