Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 13º MÁX 24º

Principal autoridade sunita critica Estado Islâmico por destruir Nimrud

A principal autoridade muçulmana sunita, Al-Azhar, expressou hoje a sua indignação perante a destruição com bulldozers da antiga cidade de Nimrud, no Iraque, pelo grupo radical Estado Islâmico, defendendo que os 'jihadistas' devem ser "erradicados".

Principal autoridade sunita critica Estado Islâmico por destruir Nimrud
Notícias ao Minuto

20:27 - 06/03/15 por Lusa

Mundo Cidade

"O que a organização terrorista Daesh (Estado Islâmico) está a fazer, ao destruir monumentos no território que controla no Iraque, na Síria e na Líbia, é um enorme crime contra o mundo inteiro", sustentou a Al-Azhar, utilizando o acrónimo árabe para Estado Islâmico (EI).

"Aquilo que o Daesh está a fazer é um crime de guerra que a história nunca esquecerá", afirmou, acrescentando que a destruição de monumentos é proibida pela lei islâmica, a Sharia.

A Al-Azhar também instou "toda a gente que está preocupada nos países onde o Daesh e outros grupos extremistas existem a cooperar para erradicá-los".

"Vamos salvar as nossas nações árabes e islâmicas dos seus malfeitores", exortou.

O Estado Islâmico, que se tem apoderado de parcelas de território do Iraque e da Síria, começou na quinta-feira a destruir com bulldozers as ruínas de Nimrud, naquilo que as Nações Unidas classificaram como "um crime de guerra".

No mês passado, os combatentes do EI destruíram estátuas e artefactos antigos com marretas e incendiaram a biblioteca da cidade.

Nimrud foi fundada no século XIII antes de Cristo e era considerada a joia da era Assíria.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório