Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 16º MÁX 25º

União Africana aprova criação de força regional contra Boko Haram

A União Africana (UA) anunciou hoje a criação de uma força regional de luta contra o grupo radical islâmico nigeriano Boko Haram, que integrará até 10.000 homens e estará sediada em N'Djamena.

União Africana aprova criação de força regional contra Boko Haram
Notícias ao Minuto

18:55 - 06/03/15 por Lusa

Mundo Luta

Esta força, cujas bases foram adotadas a 29 de janeiro numa cimeira de chefes de Estado da UA, tem por mandato "impedir a expansão das atividades do Boko Haram e de outros grupos terroristas" e "erradicar a sua presença".

Países membros da Comissão da Bacia do Lago Chade (CBLT) -- Chade, Nigéria, Camarões e Níger -- bem como o Benim, comprometeram-se a fornecer até 8.700 soldados, mas a UA elevou para 10.000 o número de efetivos desta força, segundo conclusões do Conselho de Paz e de Segurança da organização pan-africana.

Esta força sob comando africano terá a possibilidade "de operar livremente" numa zona delimitada para aí se realizarem operações militares e patrulhas, segundo o comunicado da UA, que não precisa o perímetro dessa área.

Um diplomata da União Africana afirmou, contudo, que esta "área de operações" em volta da bacia do Lago Chade não inclui o território da Nigéria.

"A Nigéria tem um problema de imagem de potência regional a manter e aceita muito mal que tropas estrangeiras possam vir para o seu território", explicou.

Nenhuma confirmação a este respeito pôde ser obtida junto da UA.

Sem a hipótese de intervir na Nigéria, cujo nordeste é o bastião dos rebeldes, esta força africana só poderá contar com o exército nigeriano para localizar e perseguir combatentes islâmicos em território nigeriano.

Todavia, "se todos os países participarem de boa-fé, será possível apanhar o Boko Haram", estimou o diplomata, reconhecendo que as reticências nigerianas enfraquecem o campo de ação da força regional.

Para financiar esta força, a UA conta com o apoio da ONU e pede ao Conselho de Segurança que adote "com a máxima urgência" uma resolução que "aprove [a sua] deslocação".

A presidente da Comissão da UA, Nkosazana Dlamini-Zuma, exigiu a criação de um fundo especial da ONU para apoiar esta força.

A Nigéria e os seus vizinhos, o Chade, o Níger e os Camarões, todos atingidos pelos ataques mortíferos dos rebeldes islâmicos, já iniciaram em fevereiro uma campanha militar conjunta sem precedentes contra o Boko Haram.

Tropas do Chade estão a combater o grupo armado em território nigeriano.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório