Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 21º

Há uma hormona que é tão eficaz quanto o exercício físico

Para os mais preguiçosos, esta poderá ser uma das melhores notícias do dia: existe uma hormona que é tão eficaz quanto o exercício físico.

Há uma hormona que é tão eficaz quanto o exercício físico
Notícias ao Minuto

10:09 - 05/03/15 por Notícias Ao Minuto

Mundo Saúde

Sabia que há uma hormona tão eficaz quanto exercício físico?

Um grupo de cientistas da Universidade do Sul da Califórnia, nos Estados Unidos, descobriu uma hormona que ajuda a combater o aumento de peso provocado pela má alimentação e por dietas ricas em gorduras. Trata-se da ‘MOTS-c’ – nome com que foi batizada – e promete os mesmos benefícios do exercício físico tanto para a saúde como para o corpo, escreve o Daily Mail.

Esta nova hormona atua nos tecidos musculares e suprime os efeitos da obesidade e da resistência à insulina (provocada, em parte, pelo envelhecimento), como comprovaram os investigadores depois de terem injetado a MOTS-c em ratos de laboratório já submetidos a uma dieta rica em gorduras.

Embora os testes tenham sido feitos em ratos, os cientistas garantem que os mecanismos moleculares que proporcionam o efeito desta hormona estão também presentes nos humanos, o que poderá significar um avanço na luta contra a obesidade e doenças relacionadas, como é o caso da Diabetes tipo 2.

“Esta descoberta lança uma nova ‘luz’ sobre as mitocôndrias, posicionando-as como reguladoras do metabolismo ativo”, disse Changhan Lee, autor do estudo.

Segundo o Daily Mail, os ensaios clínicos com esta nova hormona em humanos podem começar já dentro de três anos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório