Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 18º

Homicídio do opositor Nemtsov é uma "desgraça", diz Putin

O Presidente russo, Vladimir Putin, descreveu hoje o assassinato do opositor político Boris Nemtsov como uma tragédia que trouxe a desgraça para a Rússia, alertando ainda contra o aumento do "crime extremista".

Homicídio do opositor Nemtsov é uma "desgraça", diz Putin
Notícias ao Minuto

14:08 - 04/03/15 por Lusa

Mundo Moscovo

"Devemos prestar uma maior atenção a crimes que incitam uma grande reação, incluindo aqueles com carga política", afirmou Putin, durante um encontro com responsáveis do Ministério do Interior russo, transmitido na televisão.

O chefe de Estado russo defendeu que se deve "livrar a Rússia de desgraças e de tragédias" como "o audacioso assassinato de Boris Nemtsov em pleno centro da capital [Moscovo]".

Boris Nemtsov, de 55 anos, um reconhecido crítico de Putin e um defensor da luta anticorrupção, foi morto a tiro em Moscovo na passada sexta-feira, depois de ter dado uma entrevista a uma rádio sobre o protesto da oposição que estava a organizar.

Numa primeira reação, Putin qualificou o assassinato de Nemtsov como uma "provocação" e prometeu, na mesma altura, fazer de tudo para levar à Justiça os responsáveis pela morte do opositor.

"Tudo será feito para que organizadores e autores de um assassinato vil e cínico recebam o castigo que merecem", afirmou então Putin num telegrama enviado à mãe de Nemtsov e que foi publicado no portal do Kremlin.

Os investigadores indicaram entretanto que estão a estudar várias hipóteses sobre os possíveis motivos do assassinato, incluindo a oposição de Nemtsov às ações militares russas na Ucrânia e a sua condenação pública do ataque contra o jornal satírico francês Charlie Hebdo cometido em janeiro último em Paris.

Ainda no encontro com os responsáveis do Ministério do Interior, Vladimir Putin alertou contra o aumento do "crime extremista", mas sem vincular estas ações diretamente com o assassinato de Nemtsov.

"Extremistas envenenam a sociedade com um nacionalismo militante, intolerância e agressividade", sublinhou Putin, acrescentando que o clima de agitação na Ucrânia foi uma consequência desse extremismo.

"É importante reagir imediatamente face a qualquer sinal de ação extremista", concluiu o chefe de Estado russo.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório