Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 8º MÁX 15º

A falta de pontualidade é um problema. Mas tem cura?

A pontualidade, ou falta dela, é um problema em diversas sociedades. Conheça os diversos grupos de pessoas pouco pontuais e de que forma pode melhorar este aspeto.

A falta de pontualidade é um problema. Mas tem cura?
Notícias ao Minuto

22:05 - 02/03/15 por Notícias Ao Minuto

Mundo Relógio

A falta de pontualidade é um problema com que muitas pessoas têm de lidar. Os portugueses têm fama de não o ser mas não são os únicos. O jornal El País procura descobrir o que é que provoca os atrasos.

Javier Rivero-Díaz, professor no Instituto da Empresa crê que o contexto cultural é importante mas o ambiente envolvente também contribui para esta questão. O professor frisa que nunca deixa entrar os alunos que chegam atrasados, “hão-de me agradecer” conclui. “Ser pontual será uma grande ajuda na vida pessoal e profissional”, crê Javier Rivero-Díaz.

Segundo Diana DeLonzor, escritora do livro Never Be Late Again, existem diferentes tipos de atrasos que se podem dividir em grupos distintos.

O primeiro grupo de atrasados tem a ver com a distração. O jornal espanhol frisa que neste conjunto se incluem pessoas que erram o dia das consultas e os aniversários dos amigos.

Outro dos grupos é das pessoas que esperam até ao último minuto. Estas garantem ter mais produtividade quando estão sob pressão e precisam de situações de grande stress para se sentirem motivados.

Depois existem aqueles que querem aproveitar todos os momentos do dia, são chamados de produtivos. Desta forma a quantidade de tempo que se se demora a fazer uma tarefa é subestimado, o importante é conseguir fazer o máximo de tarefas possíveis,

Um dos grupos que detém diversos atrasados é aquele em que as pessoas não admitem a culpa. Há sempre uma desculpa que justifique os minutos de atraso.

Há ainda os que não têm auto-controlo, estas pessoas usam o atraso para se mostrarem interessantes e geralmente também deixam tudo para a última da hora.

O último grupo é o dos rebeldes, aqui as pessoas atrasam-se para demonstrarem poder. Normalmente estas pessoas são aquelas que tinham regras muito rígidas e que agora se atrasam para mostrar rebelião.

Segundo o El País, não deverá haver cura para a pontualidade mas uma das melhores formas de ultrapasaa o problema é reconhecê-lo. O professor Javier Rivero-Díaz frisa que é relevante pensar sobre o que está em causa quando se chega atrasado ou a horas.

Principalmente, ser pontual significa que “respeita a outra pessoa” e que é uma pessoa em “quem se pode confiar”, por outro lado, a falta de pontualidade aponta o contrário.

A autora do livro Diana DeLonzor acredita que, apesar de não haver uma cura para os atrasos, é importante “reaprender a contar o tempo” já que muitas pessoas não sabem quanto tempo demoram a fazer certas tarefas, dificultando os horários. É bastante relevante planear tudo com antecedência para evitar chegar atrasado.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório